5 dicas para ter mais controle financeiro

0

Em tempos de crise quem tem um bom controle financeiro é rei. A boa notícia é que segurar as finanças e se controlar é muito mais fácil do que você imagina. Tudo que você precisa é foco e algumas dicas que vamos te dar agora. São truques para ajudar você fazer as pazes com os números sem precisar trancar o bolso e jogar a chave fora.

Pronto para melhorar suas finanças em 2016? Então confira essas dicas para ter mais controle financeiro que separamos para você!

Anote tudo: gastos, entradas e até sonhos

O primeiro passo para um bom controle financeiro é planejamento e ele começa com anotações. Anote tudo sobre o seu dinheiro: onde e quanto você gasta, quanto você ganha e até quais são os investimentos futuros que você pretende fazer. Esta dica é muito importante! No final do mês você vai ter um documento valioso em mãos que vai facilitar você entender com o quê você gasta mais e o que você precisa fazer para mudar algum hábito financeiro.

Sabemos que anotar todos os gastos o tempo todo pode parecer uma tarefa difícil, mas existem muitos aplicativos para celular que podem te ajudar nesta tarefa. Eles mandam notificações diárias e ainda geram relatórios e planilhas de comparação no final do mês. Isso vale ouro, literalmente!

Corte gastos desnecessários

Depois de ter tudo anotado, vai ficar mais fácil identificar para onde o seu dinheiro está indo de forma desnecessária. Isso significa que você vai identificar onde pode cortar gastos e economizar. E não tenha medo de cortar nada! No começo vai parecer difícil, mas para criar o hábito temos que nos esforçar. Dedicação é a principal regra para ter controle financeiro!

Cuidado com o cartão de crédito!

O cartão de crédito é o vilão número um de uma finança saudável se você não souber ficar de olho nele. Acontece que o cartão é um dinheiro que você gasta sem ter em mãos e que pode te levar ao aperto no final do mês.

O ideal é você guardar todos os canhotos de gastos no cartão e sempre ter consciência do valor que virá na sua próxima fatura. E se você perceber que o cartão está descontrolando suas finanças, não hesite em cancelá-lo imediatamente! Depois você pode até pedir um novo, mas não deixe o cartão de crédito destruir sua conta bancaria e seu controle financeiro.

Evite os juros para garantir o controle financeiro

Sempre que você fizer uma negociação, seja da fatura do seu cartão, de uma compra ou de um empréstimo, evite os juros abusivos. Muitas empresas ganham pelos juros e você precisa estar atento para não cair nesta cilada. Procure saber, antes de negociar, quanto essas taxas podem pesar no seu bolso e se for apertar, deixe para depois.

Tenha uma entrada de renda extra

Esta é uma ótima dica para você correr menos riscos com suas finanças, principalmente em tempos de crise. Se você confiar somente em uma entrada de dinheiro e ela encerrar de repente, para onde você vai? Ter uma segunda opção de renda é uma ótima maneira de manter um controle financeiro a longo prazo. Pense em alternativas e comece a obter essa fonte de renda extra agora mesmo!

Com a ajuda dessas dicas acreditamos que você terá mais controle financeiro na sua vida – o que lhe traz mais tranquilidade para curtir o tempo livre com sua família e amigos. Tem outras dicas para controlar melhor as finanças? Compartilhe com a gente!

Comentários no Facebook