5 lições financeiras que você deveria adotar agora mesmo

0

realmente quer ter qualidade de vida. Para isso, você precisa conhecer algumas lições financeiras que o ajudarão em toda a caminhada até uma vida financeira muito mais saudável e repleta de resultados. Quer aprender como controlar o seu orçamento de maneira mais efetiva? Então confira cinco lições financeiras que você deveria aprender agora.

Planejamento financeiro é fundamental

Um planejamento financeiro é muito importante para qualquer pessoa que deseje ter uma vida financeira saudável e que forneça as condições para as realizações de sonhos. Por isso, é muito importante manter um controle sobre tudo o que você recebe e o que você gasta.

É muito fácil acabar gastando um pouco num dia, mais um pouco em outra saída com os filhos e, quando chegar ao final do mês, a conta simplesmente não fechar. Por isso, a disciplina, a responsabilidade e a organização para um planejamento são lições financeiras muito importantes para que seu orçamento esteja sempre em dia.

Quem poupa, tem

Uma das lições financeiras de ouro e que você deveria aprender agora é que quem poupa, sempre tem. O que isso significa? Que se você guardar dinheiro com certa frequência e investir seus recursos de forma correta, sempre terá uma reserva financeira, seja para ajudá-lo a realizar seus sonhos ou a absorver impactos imprevistos no orçamento.

Quando você vive no limite, ou seja, quando gasta tudo o que ganha, é muito mais difícil realizar outros planos e também é mais difícil contornar uma situação adversa quando ela acontece. Sabe quando sue filho fica doente de repente e você se vê às voltas com gastos com remédios? Ao poupar, o impacto disso passa a ser menor no orçamento familiar.

Ter mais de uma renda é benéfico para seu orçamento

Mais uma das lições financeiras importantes: tenha uma renda extra. Nunca é demais se prevenir para imprevistos e também nunca é demais incrementar o orçamento. Por isso, pense de maneira a ter mais do que apenas a renda que você recebe em seu emprego fixo.

A revenda de produtos, por exemplo, é uma opção. Ao escolher a marca certa você precisará de investimento inicial baixo e poderá fazer a venda de produtos no seu tempo livre, complementando a renda de maneira muito mais efetiva.

Não deixe que as dívidas acumulem

Quem quer ter uma vida financeira saudável não pode deixar as dívidas acumularem, especialmente aquelas atrasadas. Deixar sempre o pagamento das dívidas sempre para depois tem efeitos catastróficos no seu orçamento e faz com que seu dinheiro esteja sempre comprometido com alguma conta.

Manter as contas em dia ajuda a diminuir os custos com juros e multas, além de permitir um planejamento mais eficiente. Quitar as dívidas atrasadas, por sua vez, desafoga sua situação econômica e permite que você tenha melhores resultados.

Não gaste mais do que ganha

Pode até parecer óbvia, mas essa é uma das lições financeiras mais ignorada por muita gente. O resultado disso? Dívidas que se acumulam e que não conseguem ser quitadas em tempo hábil, gerando inadimplência ou uma constante atuação de pagar somente o mínimo do cartão de crédito.

Para evitar que isso aconteça – ou continue acontecendo – com você, nada de sair por aí gastando por impulso e fazendo dívidas que comprometem verdadeiramente o seu orçamento. O segredo está sempre no bom senso, então não o deixe de fora na hora de usar seu dinheiro.

As cinco lições financeiras que você deveria adotar agora mesmo são capazes de ensinar a ter um orçamento sempre em dia e com muito espaço para realizar sonhos e viver experiências incríveis longe do aperto financeiro. Ao colocá-las em prática, essas lições transformarão para melhor a sua vida de maneira definitiva.

Tem alguma outra lição financeira que você já tenha aprendido? Não deixe de comentar e participar e aproveite para baixar o e-book gratuito “O guia completo do revendedor de sucesso”.

Comentários no Facebook