6 dicas para pedir aumento para o seu chefe

0

Você trabalha a algum tempo para uma boa empresa, é bastante elogiado pelos colegas e supervisores e sente que é chegada a hora de dar um passo a frente na sua carreira: você, definitivamente, merece um aumento, certo? Mas como pedir esse acréscimo no seu salário sem parecer que está somente preocupado com o dinheiro e não necessariamente com a sua rotina de trabalho? Separamos aqui algumas dicas para você conseguir pedir aumento para o seu chefe!

Argumente e mostre seu valor para a empresa

A melhor estratégia para começar a pedir aumento para o seu chefe é saber argumentar com o superior sobre o seu papel na empresa. Mostre o quanto você é importante na estratégia de toda a equipe, o que tem feito para ajudar seus colegas e supervisores e, é claro, mostre os resultados que você alcançou durante o tempo em que trabalhou com todos eles. Se seus resultados e argumentos forem fortes, o aumento é uma consequência natural.

Nunca aponte problemas pessoais

A pior estratégia que você pode ter ao pedir aumento para o seu chefe é apontar problemas pessoais como justificativa. Falar que você está com dificuldade de pagar as contas de casa, que seu filho mudou de escola ou que a inflação está muito alta, não são boas estratégias para poder conseguir melhorar o valor do seu salário. Foque somente nos seus méritos no ambiente de trabalho para justificar o merecimento do aumento.

Saiba escolher o momento certo para pedir aumento para o seu chefe

Existem momentos certos para abordar o seu chefe e pedir um aumento. Quando a empresa está em crise financeira, entretanto, não é um deles. Quando todos estão preocupados em salvar a pele da empresa e pagar as contas, nada pode soar mais mesquinho do que pensar somente em si próprio e batalhar por um aumento de salário. Fique atento, portanto, ao momento que você vai escolher para fazer isso.

Escute o que seu chefe tem para falar

Muitas vezes, para pedir aumento para o seu chefe, é preciso também saber ouvir. Por isso, mesmo depois de argumentar muito sobre o seu merecimento, escute o feedback que seu superior tem para lhe passar – mesmo que ele seja negativo. Tanto o feedback postivo como o negativo vão lhe ajudar a entender como você é visto no seu trabalho e o que precisa manter e mudar em suas atitudes.

Evite fazer comparações com outros colegas

Na hora de pedir aumento para o seu chefe não use os argumentos “mas fulano trabalha menos e ganha mais do que eu” ou “eu tenho o mesmo cargo que ciclano”. Fazer comparações não é motivo o suficiente para merecer um aumento – e nem mesmo é uma atitude muito bem vista para consegui-lo.

Lembre-se que o seu aumento de salário deve ser conquistado por seus próprios méritos.

Tenha um valor certo em mente

Não adianta nada ir pedir aumento para o seu chefe se você não sabe nem mesmo quanto você vai apontar como um valor justo. Por isso, antes de sentar na mesa do seu chefe para ter a conversa, faça uma pesquisa de mercado e veja quanto os profissionais valorizados do seu ramo estão ganhando. A partir dai, tire uma estimativa de quanto acredita merecer.

Chegar para o seu chefe com um valor fora da realidade da empresa e do seu cargo, ou sem proposta nenhuma de aumento, não vai lhe ajudar em nada.

Essas são apenas algumas dicas para poder pedir aumento para o seu chefe. Leu todas elas e ficou com vontade de ter um negócio próprio? Deixe seu comentário sobre o assunto e entre em contato com a gente!

Comentários no Facebook