Aprenda a economizar mais dinheiro

0

Economizar dinheiro não é das tarefas mais fáceis. Com altos impostos, inflação e as necessidades do dia a dia, geralmente falta dinheiro, economizar, então, torna-se uma tarefa bastante difícil, não é mesmo?

Contudo, algumas mudanças pequenas no dia a dia podem ajudá-lo na tarefa de economizar mais dinheiro. Para isso, basta identificar onde os cortes podem ser feitos, como melhorar a situação e, assim, ter disciplina e obstinação para colocar em prática o que você definiu como objetivos para redução de custos.

Confira algumas dicas que irão ajudá-lo nesta tarefa:

Identifique necessidades, separe-as das vontades e mantenha apenas o necessário em seu orçamento

Qualquer processo de economia começa no ponto de análise da situação financeira. isso diz respeito a avaliar e identificar com o que você gasta dinheiro, quando, onde, como e por que. Parece um processo chato, mas ele apenas será no início, quando há a necessidade de entender o seu comportamento de consumo para redefinir hábitos.

De fato ele não deixará de ser minucioso, pois o trabalho precisa ser contínuo para otimizar receitas e despesas. Por isso, o ideal é que você liste tudo o que você gasta, com o que para que, em seguida, identifique e defina o que é necessidade do o que é vontade – as coisas supérfluas.

É claro que a gente precisa de uma reserva para fazer o que gosta, senão a rotina fica massante e você passa a trabalhar para pagar contas. Contudo, até que a sua situação econômica regularize é importante que você consiga abrir mão de algumas coisas para, quando retornar a gastar com elas, o faça com sabedoria, mantendo o seu orçamento mensal organizado e planejado a fim de economizar mais dinheiro.

Falando em orçamento, torne o planejamento do seu um hábito

Se mesmo com estas dicas economizar mais dinheiro é uma tarefa difícil para você por ter um orçamento apertado, a melhor forma para ter mais controle em suas finanças pessoais é desenvolvendo um planejamento orçamentário mensal. Isso significa utilizar de alguma ferramenta, como uma planilha ou aplicativo, por exemplo, para elencar todas as suas despesas, tanto as fixas quanto as variáveis.

Além disso, é importante atualizar esta planilha até mesmo com gastos corriqueiros do dia a dia, como um café tomado após o almoço ou até mesmo o chicletes comprado na padaria. Com o passar do tempo, estes itens servirão para analisar onde e como você tem despendido mais dinheiro. Dessa forma você poderá fazer análises mais realistas sobre como economizar mais dinheiro restringindo gastos.

Evite os impulsos: se o perigo mora na esquina, não vá

Infelizmente, apesar de ser uma medida mais radical, é importante no início desta sua reeducação financeira em busca de economizar dinheiro que você corte algumas atividades que tinha o hábito de fazer e acabavam consumindo mais dinheiro do que o planejado. Um exemplo típico é a ida ao supermercado. Muitas vezes, na correria, acabamos não montando uma lista e compramos por impulso várias coisas que não era de fato necessárias.

O mesmo servirá para os locais que você frequenta com uma finalidade e acaba sendo atraído para outras como, por exemplo, a ida ao shopping comprar um presente de aniversário e, de repente, você comprou algo para você, para seus filhos, etc. Se você sabe onde mora o perigo, evite ir até ele pelo menos por um tempo, até se acostumar com a nova postura financeira.

E você, já coloca em prática as dicas que demos para economizar mais dinheiro? Já passou por situações como esta e obteve êxito? Conte sua experiência para a gente e aproveite para compartilhar dicas ajudando outras pessoas a ter sucesso nesta tarefa assim como você!

Comentários no Facebook