Como começar 2016 com as contas no azul?

0

Começar um novo ano com um orçamento em dia é uma ótima forma de abrir a possibilidade para a realização dos seus sonhos. Isso, entretanto, não acontece de maneira automática e por isso é preciso que você tome algumas atitudes fundamentais para garantir que você não vá gastar mais do que ganha. Assim, confira a seguir dicas importantes para você começar 2016 com as contas no azul.

Planeje-se para os gatos do ano

Todo começo de ano é sempre a mesma coisa: chegam conta do IPVA, lista de material escolar, a primeira mensalidade do ano, a época de fazer declaração de Imposto de Renda e assim por diante.

Por isso, para começar 2016 com as contas no azul você precisa ter um planejamento de quais serão as despesas que você terá logo nos primeiros meses, permitindo que você encaixe tudo isso no orçamento da melhor maneira. Sem planejamento, o dinheiro corre sérios riscos de não ser o bastante e você, de ficar no vermelho.

Quite suas dívidas

Ano novo, saúde financeira nova, certo? Para começar o ano com as contas no azul, procure também quitar as suas dívidas. Quanto antes você fizer isso, menos elas acumulam e mais fácil fica tirá-las do seu orçamento.

Faça um levantamento com todas as dívidas em atraso que estão atrapalhando o seu orçamento e procure quitá-las com planejamento e estratégia. Se estiverem grandes demais, negocie e parcele, mas o importante é quitá-las em definitivo.

Comece um controle de finanças

Fazer um controle de finanças pessoais também é muito importante para garantir que suas contas estejam sempre em dia. Para isso, use planilhas ou sistemas específicos de controle e comece a anotar tudo o que entra e o que sai do seu orçamento.

Ao detalhar os seus gastos vai ficar mais fácil ver para onde está indo o seu dinheiro, evitando desperdícios que levam as suas contas diretamente para o vermelho.

Corte gastos para ter as contas no azul

Falando em ver para onde o seu dinheiro está indo, provavelmente você vai se deparar com o fato de que acaba gastando muito mais do que pretendia com itens que não são tão importantes.

Comer fora, por exemplo, pode estar consumindo muito mais do seu orçamento que você pretendia, assim como a conta de luz. Assim, se você quer deixar as contas no azul precisa cortar alguns gastos para conseguir finanças mais equilibradas.

Tenha uma renda extra

Para garantir que suas contas se mantenham sempre no azul, também é importante que você procure ter uma renda extra. Uma opção pode ser se tornar revendedora de produtos, já que assim você pode conciliar com o seu trabalho e, ainda assim, complementar a renda.

Ter uma opção do tipo é importante para que você aumente sua capacidade financeira. Ao não aumentar os seus gastos – afinal, você vai fazer os cortes -, você garante um equilíbrio positivo para as suas contas, que vão permanecer no azul.

Eduque-se financeiramente

Não menos importante está o fato de que ter educação financeira vai te ajudar – e muito – a conseguir manter as contas sempre positivas. Por isso, comece a procurar mais artigos sobre finanças pessoais, leia a opinião de especialistas, informe-se sobre o mercado e conheça cada vez mais sobre seu orçamento.

Ao fazer isso, vai ficar muito mais fácil administrar seu dinheiro do jeito certo, impedindo que as dívidas se acumulem e que a situação se complique.

Começar 2016 com as contas no azul significa começar o ano com o pé direito e abrir um mundo de possibilidades para que você tenha resultados cada vez melhores. Eliminar dívidas e cuidar do planejamento e da educação financeira são atitudes importantes, assim como obter uma renda extra para garantir um orçamento ainda mais positivo.

Como você pretende manter as contas no azul? Está encontrando alguma dificuldade? Conte para a gente nos comentários e aproveite para baixar o e-book gratuito “O guia Completo do Revendedor de Sucesso”.

Comentários no Facebook