Como conciliar trabalho e filhos sem deixar nenhum deles de lado?

0

Entusiasmo Como conciliar trabalho e filhos sem deixar nenhum deles de lado

Uma das grandes tarefas que a grande maioria das pessoas enfrenta quando tem filhos, mas não pode diminuir o ritmo de trabalho para sustentar a família, é conciliar essas duas atividades: a pessoal e a profissional. Apesar de ser uma tarefa árdua e que demanda atenção a todo o tempo, conciliar trabalho e filhos sem deixar nenhum deles de lado é possível.

Para você que tem dificuldades em fazer essa conciliação dar certo, confira essas dicas que separamos para que você tenha um excelente relacionamento com seus filhos, sem atrapalhar a sua carreira profissional!

Não leve trabalho para a casa

Esse é um cuidado essencial que qualquer workaholic deve ter ao tentar conciliar trabalho e filhos sem deixar ninguém de lado. Levar trabalho para o ambiente doméstico significa que você terá ainda menos tempo para compartilhar com sua família, não se desligando completamente da atividade profissional.

É melhor você ficar mais tempo no escritório para acabar uma tarefa que não pode ficar para depois, do que levá-la para finalizar em casa. Lembre-se que a sua residência deve sempre remeter a um ambiente de relaxamento e prazer, tanto para você quanto para seus filhos.

Evite tratar de problemas pessoais no ambiente profissional

Outro cuidado que você deve ter ao conciliar trabalho e filhos é também não fazer o inverso e levar para o escritório os problemas que você está tentando lidar em casa. Sabemos que algumas situações são impossíveis de não serem tratadas quando você está trabalhando, porém evite ao máximo ter que resolver questões pessoais enquanto deveria estar concentrado na sua atividade profissional.

Aproveite bem seus momentos de folga

Momentos de folga são feitos para que você possa relaxar por completo de uma intensa jornada de trabalho. Por esse motivo, qualquer minutinho de descanso que você tenha, deve ser aproveitado com seus filhos e sua família. Feriados, jornadas mais curtas de trabalho (por causa de alguma liberação feita mais cedo), o período da noite em casa e qualquer outro minutinho que você tem para descansar pode ser muito bem aproveitado para colocar em dia o relacionamento com sua família.

Faça um programa diferente no final de semana

Final de semana pode ser uma boa oportunidade de fazer algo de diferente para agradar seus filhos, sem ter que se preocupar com a rotina de trabalho. Que tal aproveitar para ir ao parque, assistir um filme no cinema, ou até mesmo fazer uma pequena viagem até uma cidade próxima para curtir um bom tempo em família? Essas pequenas atitudes podem ajudar seus filhos a compreender que, mesmo tendo que trabalhar muito, você jamais deixa de lado o relacionamento que tem com eles.

Saiba dividir bem o seu tempo para conciliar trabalho e filhos

Saber conciliar bem o tempo que você se dedica ao trabalho e o tempo que passa com a família é uma estratégia essencial para ter sucesso no equilíbrio dessas duas relações importantes na sua vida. Porém, se você vem enfrentando muitas dificuldades no ambiente do trabalho, uma boa alternativa para passar mais tempo com seus filhos pode ser arrumar uma atividade que possa ser realizada em casa, já pensou nisso?

Como você tem feito para conciliar trabalho e filhos e não prejudicar nenhuma dessas duas relações? Conte para a gente um pouco de sua experiência!

Comentários no Facebook