As 6 maiores dificuldades em gestão de finanças pessoais e como resolvê-las

0

Entusiasmo As 6 maiores dificuldades em gestao de financas pessoais e como resolve-las

Finanças pessoais é um assunto bastante delicado e particular, mas que levantam várias dúvidas em muita gente. Aprender a administrar o próprio dinheiro e, especialmente, as contas que não param de chegar, é uma tarefa difícil, porém é preciso vencer esse desafio para não se complicar na hora de quitar seus débitos e aproveitar o dinheiro você ganhou.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos aqui, nesse artigo, as maiores dificuldades que as pessoas enfrentam em gestão de finanças pessoais e como você pode resolvê-las. Confira abaixo e tire todas as suas dúvidas!

Como sei qual conta pagar primeiro?

Sempre quando as contas chegarem na sua casa, foque em quitar todos os serviços que são básicos para você viver com o mínimo de qualidade. Por isso as contas de luz, gás, condomínio, água, aluguel e outras que são essenciais para sua rotina devem ser as primeiras a serem quitadas. Depois foque seus esforços para pagar outras contas, como de cartão de crédito, telefone celular, internet e variados. Essa é uma estratégia de finanças pessoais que é essencial para evitar passar aperto ao ficar sem algum serviço básico.

Devo quitar as dívidas ou pagar contas à vencer ao receber o salário?

Sempre foque primeiro em pagar suas contas básicas e essenciais antes de usar o dinheiro que você recebeu para se livrar das dívidas. Dessa maneira você evita ter que pagar juros em contas que não pode deixar de ter e equilibra suas finanças pessoais para poder começar a negociar as dívidas antigas.

Como escolher uma despesa para ser cortada nas minhas finanças pessoais?

Você sempre escolhe uma conta para cortar da sua lista de pagamentos de acordo com sua relevância. Se você costuma pagar por algo que não usa com uma frequência relativamente grande (como um pacote muito grande de internet, a TV a cabo com vários canais, ou até mesmo a assinatura de uma revista), essa deve ser a primeira despesa a ser retirada das suas finanças pessoais. Os serviços básicos são sempre os últimos dessa lista.

Minha renda extra pode ser usada para outras finalidades, que não o pagamento de contas?

Jamais use sua renda extra para outra finalidade se você ainda tem contas no mês para pagar. Especialmente para quem está enfrentando problemas com dívidas, a renda extra também é uma alternativa para ajudar a quitar todos os seus saldos devedores, evitando que você tenha que pagar juros desnecessários.

É melhor fazer um controle financeiro no papel, no computador ou em aplicativos?

Você escolhe a maneira de administrar suas finanças pessoais da maneira que for mais fácil. Se você tem facilidade de fazer esse controle em uma planilha de excel no computador, ou em um aplicativo específico de celular, opte por essas alternativas. Agora se você é adepto das antigas técnicas de planilhas de papel, não abra mão delas caso se sinta mais seguro para controlar as contas.

Posso pagar o valor mínimo da fatura do cartão de crédito?

Nunca! Se você não tem dinheiro para pagar o valor total, é mais interessante pegar um empréstimo no banco (como um CDC por exemplo) em que as taxas são menores para poder pagar o valor completo da fatura e depois arcar somente com os juros desse empréstimo. Nunca caia na cilada que é pagar o valor mínimo da fatura de qualquer cartão de crédito!

Gostou das nossas dicas de finanças pessoais? Quais dessas você já aplicou na sua rotina? Compartilhe conosco!

Comentários no Facebook