O ano está começando: é hora de planejar a sua vida financeira

0

O começo do ano é o momento perfeito para fazer o planejamento da sua vida financeira já que ele traz novos ares. Para que o planejamento possa realmente ajudá-lo a organizar o ano, entretanto, é muito importante que leve em consideração as atitudes certas, pois do contrário ele será somente uma planilha sem utilidade.

Assim, veja como planejar a sua vida financeira para o ano que está começando!

Organize-se

Não existe maneira realmente efetiva de planejar a sua vida financeira se tudo estiver uma bagunça e se os resultados estiverem espalhados por todo o lugar. Por isso é muito importante que antes mesmo de dar início ao planejamento você organize suas finanças.

Onde você vai fazer esse planejamento? Como você vai acompanhá-lo? Como você vai coletar os dados necessários? Todas essas são perguntas que você deve fazer para criar um planejamento bem estruturado e que seja realmente útil para você.

Conheça bem as suas finanças

A seguir, para planejar a sua vida financeira de maneira organizada, você deve conhecer muito bem as suas finanças, o que significa saber exatamente quanto você ganha, quanto você gasta e em que você gasta. Sendo o começo do ano, você deve levar em consideração gastos que geralmente surgem nessa época, como impostos e custos de material escolar, por exemplo.

Isso também deve ser feito para todos os outros períodos do ano para que você possa se antecipar a quaisquer modificações que surjam no orçamento. Um planejamento financeiro bem feito, portanto, prevê o máximo de situações possíveis.

Determine objetivos ao planejar a sua vida financeira

Também é muito importante que você determine quais são seus objetivos financeiros, afinal, para que você está fazendo o planejamento? Responder essa pergunta irá dar uma indicação de quais são seus objetivos: se é ter uma vida financeira mais organizada, se é melhorar a situação financeira da família, se é poder realizar um sonho.

Transforme esse objetivo em números, como quitar determinada quantidade de dívidas até a metade do ano ou juntar certa quantia a ser recolhida no final do ano. Seja como for, ter esses objetivos claros vai ser capaz de conseguir aquilo que você deseja!

Leve em consideração fazer economia mensal

Também é preciso contemplar, ao planejar a sua vida financeira, a necessidade de fazer uma economia mensal. Seja com objetivo específico ou como reserva financeira, poupar dinheiro deve surgir como parte integrada do planejamento – e não para ser feita apenas “quando der”.

Ao colocar essa economia mensal como uma obrigação que deve ser cumprida, você corre menos riscos de sabotar o seu próprio planejamento e, com isso, vai conseguir resultados melhores.

Encontre uma fonte de renda extra

Para conseguir uma vida financeira mais confortável, também é preciso agir no seu orçamento e nos seus rendimentos em geral. Por isso, é altamente recomendado que você considere a possibilidade de encontrar uma fonte de renda extra, pois assim você irá complementar o seu orçamento e tornar o planejamento muito melhor.

Como o caráter dessa fonte de renda é adicional e não para substituir sua fonte de renda principal, você pode investir em uma atividade como a revenda de produtos, por exemplo. Sem tomar muito tempo, e com boa possibilidade de lucros, você conseguirá o dinheiro extra tão sonhado.

Estabeleça novos hábitos de consumo

Ao planejar a sua vida financeira você também deve estabelecer novos hábitos de consumo, porque se nada mudar, o planejamento não será efetivamente útil. Mudar os hábitos de consumo pode incluir, por exemplo, começar a pesquisar os preços antes de comprar, não fazer compras por impulso e dar preferência para as compras à vista. Dessa maneira, você vai conseguir um planejamento muito mais eficiente e uma situação mais confortável.

Para planejar sua vida financeira para o novo ano você deve começar pela organização e conhecimento profundo sobre sua vida financeira. Seguindo-se a isso, é hora de determinar objetivos, poupar dinheiro e, tão importante quanto, encontrar uma renda extra. Ao finalizar com a mudança dos hábitos de consumo, sua vida financeira está pronta para dar uma guinada e trazer muito mais conforto para você e sua família.

Tem alguma dúvida de como planejar a vida financeira? Comente e também aproveite para baixar o e-book gratuito “O guia completo do revendedor de sucesso”.

Comentários no Facebook